quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Milhares na Srª da Serra

Milhares de pessoas continuam a ir à Srª da Serra

Foto: Carla A. Gonçalves

Santuário vai sofrer obras de melhoramento e receber uma Pousada de apoio aos fiéis
O santuário de Nossa Senhora da Serra, em Bragança, vai ter mais um novo espaço para acolher os fiéis que, todos os anos, ali se deslocam. A novidade foi avançada nesta segunda-feira, o último dia das novenas religiosas, pelo padre José Bento. A Confraria do Santuário pretende criar no local uma Pousada de apoio às pessoas que coordenam e ajudam nas celebrações. Mas a Pousada não terá apenas a função de “dormitório”, servirá também para outras actividades que ainda se..............

Para quem não conhece o Santuário deixamos aqui a seguinte informação:

O santuário da Senhora da Serra encontra-se localizado no ponto mais alto da Serra da Nogueira, (Bragança), a uma altitude de 1300 metros. A Freguesia de Rebordãos, à qual pertence o santuário, dista dele cerca de 10 Km. Na Serra da Nogueira, que abarca os Concelhos de Bragança , Vinhais e Macedo de Cavaleiros, nascem os rios Azibo, Fervença e a Ribeira de Vilares.
A paisagem que do seu cume se avista é deslumbrante e merece uma visita.
Esperamos em breve publicar um post sobre uma caminhada feita ao Santuário por alguns residentes/naturais de Rebordaínhos.
A paisagem que do local se avista

foto de Lurdes Pereira

fotos de Augusta Mata

6 comentários:

J. Stocker disse...

Cara Augusta

Seria interessante que no Post que irás publicar sobre a caminhada ao Santuário, se contasse a lenda, o que achas contada pelo Levi, a versão da aldeia de Rebordãos, penso que será a mais interessante!
Se tiveres umas fotos do Santuário e da paisagem que dele se avista que não façam falta para o teu post e me fizesses o favor de enviar para colocar neste, ficava agradecido.

J. Stocker disse...

Augusta e Lurdes

Obrigado pelas fotos cedidas

Augusta disse...

João:
Os dez Km que dizes que a serra dista de Rebordãos, devem ser medidos pela estrada, porque pelo "pingão", sem bem menos.
O post está prometido, com lenda e tudo mas, só depois. Agora estou com demasiados afazeres para lhe poder dedicar o tempo que merece.
E, como o prometido é devido, prometo novidades para breve.
Já agora, numa das fotografias que enviei e está publicada, vê-se lá ao fundo a aldeia de Lanção.
Beijos a todos

Augusta disse...

ups! foram algumas gafes no comentário anterior. Mas entende-se, não entende?
Já agora, admirem a beleza dos nossos montes e a deliciosa tonalidade azul que adquirem quando vistos ao longe!

Anónimo disse...

Nos tempos da guerra colonial dizia-se que terra de onde se avistasse a Senhora da Serra não receberia, de volta, soldado morto. Daquelas que conheço, assim foi.

É impressionante a devoção que toda a gente tem para com a Senhora da Serra - talvez porque Ela escolheu para residência o lugar de onde os fiéis melhor podem contemplar o Mundo e a beleza da criação ou então, porque, sabendo-A ali, sabem que os vê e, como mãe, os protege.

Será que todos os lugares Marianos têm este "quê" que nos enche o coração de ternura?

As fotografias estão lindíssimas, todas três, atestando bem a grandiosidade da paisagem cujos planaltos nos configuraram o ser.

J. Stocker disse...

Augusta

Pois os Km referidos são pela estrada que eu costumo fazer, mas já agora fica a sugestão de tu ou o Levi acrescentarem neste ou no outro post que irás publicar quando tiveres oportunidade o caminho do "pingão" para quem não o conhece como eu.
Não te preocupes com o tempo , será sempre bem apreciado mesmo depois de ter passado as novenas, primeiro os afazeres profissionais e familiares.

Obrigado e beijos