terça-feira, 7 de julho de 2009

CEDÊNCIA DA ESCOLA DE REBORDAINHOS PARA CENTRO DE DIA

Quatro edifícios municipais foram ontem cedidos pela câmara de Bragança a outras tantas associações do concelho.

Três correspondem a escolas do primeiro ciclo do ensino básico que vão ficar desocupadas no final do ano, devido à concentração dos alunos em centros escolares.


Uma das escolas, a da aldeia de Rebordaínhos, vai transformar-se num centro de dia para idosos prestando ainda o serviço de apoio domiciliário.

“Vamos tentar por começar restaurar o edifício para colocar lá um centro de dia e a nossa sede” refere o presidente da Associação Sócio-Cultural e Recreativa de Rebordaínhos. “Agora no início, pensamos começar pelo apoio ao domicílio e só mais tarde é que vamos ver se conseguimos avançar para a construção de um lar de idosos” explica José Maria Pereira.


Outro edifício foi cedido ao Rotary Clube de Bragança, que ali vai instalar a sua sede e a universidade sénior.

No entanto, o edifício precisa de ser recuperado. “Vai ser oportunamente e o prazo óptimo seria o mais rápido possível” refere o presidente da direcção do Rotary estimando que sejam necessários 50 mil euros para requalificar as instalações. José Moreno espera contar com o apoio da câmara para “fazer uma candidatura que disponibilize financiamento” pois antes das obras não é possível fazer a mudança de espaço.




O presidente da câmara de Bragança mostra-se disponível para ajudar na requalificação dos edifícios, mas diz que não será possível através de fundos comunitários.

“A autarquia não pode disponibilizar todo o apoio financeiro necessário para a recuperação dos imóveis” refere Jorge Nunes acrescentando que “é preciso que as instituições angariem outros apoios, mas temos consciência que em algumas situações o esforço principal vai ter de ser do município”.


Ainda assim, o autarca diz que “não há possibilidades de serem desenvolvidas candidaturas de âmbito comunitário”. Por isso, “terá de ser feito um esforço por outra via” reforça.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Autarca, sabe que neste momento há vários fundos para incentivar as associações ao desenvolvimento, que envi os formulários e editais, respeitantes a estes eventos, ou pedi o site na Freguesia, sei do que falo, por isso mãos à obra. Há sempre um inicio a tudo...um abraça António Brás Pereira

José Martino disse...

Por falar em fundos comunitários... Um caso da agrigultura portuguesa: na passada 6.ª Feira fui abordado por um kiwicultor que pretendia saber quando é que a sua candidatura apresentada em Janeiro de 2009, teria um veredicto: aprovada ou indeferida e como sempre a conversa ficou nos atrasos do ProDeR. Este produtor de kiwis estava furioso porque recebeu no ano de 2007 setenta porcento do valor da ajuda PRODI a que tinha direito e desde essa altura não houve mais pagamentos.
Quando teremos as ajudas regularizadas e pagas atempadamente? Será pedir demasiado!?