domingo, 18 de maio de 2014

Nunca é tarde para começar

Existe ditado popular que nos diz “ mais vale que o velho rompa sapatos que lençóis”.
Este ditado apela a que todos optemos por uma actividade física regular, inclusive quando já temos uma idade mais avançada.

Existe um outro que refere que “ engorda o menino para crescer e o velho para morrer”. De facto, se optarmos por uma vida sedentária o nosso peso irá aumentar, os músculos ficarão fracos e com menos força e as articulações ficarão  mais rígidas. Estas situações, entre outras, conduzirão a um aumento do risco de queda que, se acontecer poderá trazer graves consequências.

A Direção Geral da Saúde (2001) afirma que

Embora poucos tenham tido o cuidado desejável com a própria saúde e muitos se tenham deixado ficar flácidos, mal alimentados ou obesos, isso não significa que não seja possível começar a recuperar o vigor e a melhorar a saúde, seja em que idade for. É possível mudar para melhor o estilo de vida. Uma das formas é recorrer à actividade física regular, ou seja, fazer exercício, caminhar e praticar desporto. 

Afirma ainda que,” através da pesquisa e da observação, foi possível verificar melhorias a nível físico e psicológico numa grande quantidade de indivíduos que, na idade avançada, começaram a praticar adequadamente exercícios”.

E foi com estes pressupostos que, há quinze dias atrás, optámos por realizar alguns exercícios com aqueles que habitualmente nos têm acompanhado. Vejam algumas imagens e reparem como nos divertimos.











9 comentários:

Augusta disse...

Há muito que não publicava. Por um lado, o facto de ter passado a Páscoa fora, por outro os inúmeros afazeres que tenho tido ultimamente.
Ainda tive a esperança que a Lurdes publicasse algumas fotografias que fez na última atividade. Mas, como tal não aconteceu, fá-lo-ei eu daqui a uns dias.
O que conta, é que as atividades se têm mantido, e como podem ver com mais pessoas a aderirem. E, uma coisa lhes garanto: tem sido cada vez mais um prazer partilhar estes momentos.

Américo Pereira disse...

Uma imagem vale muito mais que mil
palavras. Se isto é verdade daqui
podemos compreender e avaliar um
conjunto de movimentos postos em
prática pelo grupo bem assegurado
pela Augusta. Tenho andado quase
diariamente à espera de novidades
e por fim chegaram. Parabéns para
todos. Um abraço.
Américo

Augusta disse...

Sr. Américo:
Muito agradecida pelas suas sempre amáveis palavras que muito nos incentivam a continuar.
Um abraço

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

É um gosto ver o entusiasmo com que as pessoas participam nas actividades. Os homens têm que começar a perder a vergonha e a seguir o exemplo do sr. Artur.

Beijos e obrigada por nos manteres a par.

Filinto disse...

Parabéns, Augusta.
Mais uma iniciativa que agora, com os exames do 4.º ano ao fim de tantos anos de ausência, nos fazem reviver essa sala com os nossos saudoso professores - D. Maria e Francisco Ribom.
Também nós íamos para uma escola diferente... nós fizemos exame na escola da Estacada, em Bragança e que me conste ninguém se sentiu mal.
Os senhores professores se entrassem nessa sala durante a vossa "aula" não sei o que sentiriam.
Mais exercícios, mais convívio.
Uma vez mais parabéns.

Lurdes disse...

Augusta, desculpa não ter publicado as fotos...
Não tenho andado com vontade para nada...
Espero que seja uma fase que passe depressa...

Beijos
Lurdes

Augusta disse...

Filinto:
Pois, eu fiz exame de 4ª classe em Rossas. E, também sou da opinião que se a sra.D. Maria e o sr professor aí entrassem, seria capaz de lhes "dar alguma coisa"... Uma sala de aulas sem carteiras, tinteiros, mapos, ponteiro ou régua?
Fora de brincadeiras, agradeço as palavras de incentivo. Ajudam-nos a continuar.
Abraço

Augusta disse...

Lurdes:
Felizmente parece que a fase está a passar. E olha, nunca é tarde para dar notícias boas.
Grata pela tua preciosa colaboração.
Beijinho

Lurdes disse...

Augusta, não tens que agradecer.
Sim são fases que vão passando... depois voltam...

Beijinhos