terça-feira, 1 de abril de 2014

Treino de memória

Vários são os estudos científicos que registam a diminuição da memória à medida que idade avança. Apesar disso, também muitos outros estudos evidenciam o efeito do treino de memória na melhoria significativa dos idosos (Yassuda, Batistoni, Fortes & Neri, 2006).
Por outro lado, o conceito de envelhecimento ativo acentua também a necessidade de, a par do exercício físico, se promover também o exercício da mente indo de encontro àquilo que o povo, na sua sabedoria, muito bem refere: MENTE SÃ EM CORPO SÃO.
E, foi com essas premissas que, no âmbito do projecto de intervenção que estamos a desenvolver, se realizaram nos dois domingos anteriores, uma série de exercícios que objetivaram o treino de memória.

Deixo algumas imagens dos exercícios.




E também se jogou o bingo... a feijões





7 comentários:

Augusta disse...

Confesso que, a cada domingo que passa, maior é a vontade de continuar.
A todas quantas têm participado,um agradecimento muito grande pelos excelentes momentos de agradável convívio.

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

Acredito que sim, que seja das coisas que mais prazer te dá fazer durante a semana. Isto é um fazer bem à comunidade que não tem preço! E os que vão gostam, porque bem se vê pelas fotografias.

Bem-hajais todos.

Beijos

Filinto disse...

Fiquei encantado, não só com as fotos, mas sobretudo com as pessoas. Algumas eu já não conheço devido à minha "memória visual".
Há um misto de saudade: verifiquei pelas fotos, sem nunca ter estado presente que as sessões são na sala que era dos RAPAZES. Parece que ainda estou a ver o senhor professor Ribom entrar com o seu capote.
Augusta, continua. Eu tenho a experiência de dar aulas numa universidade sénior do Porto. É somente gratificante.
Filinto

Augusta disse...

Filinto:
É realmente na sala "dos rapazes" que as atividades estão a acontecer. Não por ser a "dos rapazes", apenas porque, para já, é a que está um pouco mais adequada. E, acredita, que ainda hoje me parece um pouco estranho entrar na porta do lado direito.
Conviver com as pessoas é efetivamente um privilégio e extremamente gratificante. Parece-me que também elas estão a gostar e, dentro daquilo que sei, e posso, havemos de continuar.
Obrigada pelo incentivo

Filinto disse...

Cá longe estive na origem silenciosa da ASCRR, com o António Pereira, que me contactou no Porto sobre tal iniciativa. Para ele os meus parabéns.
Uma crítica: quase só vejo mulheres. Onde estão os homens de Rebordainhos? Acho que vislumbrei o tio Artur, ou será o senhor Eduardo? Desculpem a minha falta de visão.
Na Universidade Sénior, onde dei aulas durante 8 anos e agora pedi um ano sabático, tinha vários homens, mas também mais mulheres. Eu era o mais novo e encontrei professoras de Bragança. Lá cabiam todas as profissões: médicos, engenheiros, domésticas, enfermeiras... eu é que tinha o dobro do trabalho para ser útil.
Continuai

Américo Pereira disse...

É com grande satisfação que dou os
parabéns à Augusta e também para
todos os participantes que estão
a iniciar reniões de convívio na
escola e que serve de sede para a
Associação cumprir os requisitos
para que foi fundada. Classifico
tais procedimentos simplesmente
fabulosos. Quanto eu gostaria de
estar activamente integrado. Sei
avaliar todo o sistema e já tenho
alguma experiência como aluno em
Universidades Séniores. Agora só
a cntinuação é que dá resultados.
Um grande abraço para todos.
Américo

Augusta disse...

Sr Américo:
Um grande abraço de agradecimento pelas suas maravilhosas palavras de incentivo. Uma coisa lhe digo: enquanto existir força e vontade havemos de continuar. Assim Des nos ajude.