terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ACTA DA ASSEMBLEIA

ASCRR – Associação Social, Cultural e Recreativa de Rebordainhos

Assembleia Geral

Acta número dois

       Pelas catorze horas e trinta minutos do dia vinte e nove de Dezembro de dois mil e treze, na sede da ASCRR, teve lugar uma sessão ordinária da Assembleia Geral desta Associação, conforme convocatória datada do passado dia primeiro de Dezembro. Estiveram presentes catorze sócios. Tendo em conta a ausência do secretário e do vogal da Assembleia Geral, os sócios Fátima Stocker e Rui Freixedelo foram indicados, respectivamente, para os substituir. 
       O Presidente da Assembleia Geral, António Brás Pereira, deu início à reunião lendo e fazendo aprovar a seguinte Ordem de Trabalhos:
1- Informações; 
2- Discussão e votação do Plano de Actividades para o ano de 2014; 
3- Discussão e votação do Orçamento para o ano de 2014; 
4- Outros assuntos.

       O Presidente da direcção, Filipe Freixedelo, tomou a palavra e, depois de saudar os presentes, desejando-lhes as Boas-Festas, e de ler a lista dos nomes que integram os actuais órgãos sociais da ASCRR, deu as seguintes informações: 
- O quantitativo existente na conta bancária da ASCRR permitiu o pagamento das facturas da água, que estavam em atraso. Essa conta, que é da Caixa Geral de Depósitos, tem, actualmente, o saldo de mil novecentos e oitenta e um euros e quarenta e um cêntimos, montante que se prevê aumentar, pois irá ser retomada a cobranças das quotas. A este propósito, discutiu-se o modo de agilizar a sua liquidação, lembrando-se que o NIB da conta está disponível no blog da Associação, tendo o sócio José Maria Pereira alvitrado sobre a utilidade de igual publicitação do IBAN, de modo a facilitar o pagamento a quem vive no estrangeiro. Essa proposta foi unanimemente aceite. Em representação de outros sócios, João Pires sublinhou que a possibilidade da transferência bancária não deve ser o principal meio, atendendo a que muitas pessoas não dispõem de tal facilidade, no que foi corroborado por todos os presentes que conhecem bem a realidade do meio;
- O projecto de arquitectura para as obras a realizar no edifício-sede estará aprovado, quer pela Câmara Municipal de Bragança, quer pelos serviços da Segurança Social, segundo informação fornecida pelo Presidente cessante, senhor António Pereira, ao actual Presidente da Direcção. Tendo em conta que nenhum dos presentes acompanhara os trâmites do processo e havendo necessidade de conhecer a sua real situação, estipulou-se que o sócio José Maria Pereira e os membros da Direcção, Filipe Freixedelo e Augusta Mata, se dirigirão à Câmara Municipal de Bragança e à Segurança Social a fim de se inteirarem do assunto.

       Entrando no ponto dois da Ordem de Trabalhos, a Direcção apresentou o Plano de Actividades para o ano de dois mil e catorze que, depois de explicado e debatido, foi aprovado por unanimidade. Esse plano, que será publicitado no blog da ASCRR, aproveitou grande parte daquilo que estava anteriormente previsto e contempla as seguintes entradas:
- Acção social, onde se destaca a realização da diagnose da situação demográfica de Rebordaínhos e Pombares, assim como as condições de vida das famílias, actividade que sairá a custo zero pois será realizada pelos elementos da direcção; 
- Acção cultural, onde sobreleva a divulgação do cantar dos Reis de Rebordaínhos, levando os cantadores até à Câmara Municipal de Bragança e à segurança Social, assim como a realização de um mata-porco tradicional e respectivo fumeiro de modo a preservar os sabores da terra. Para esse efeito conta-se com a participação voluntária da população da aldeia, tendo a moradora Maria Augusta Pais oferecido a sua cozinha para a defumação;
- Acção recreativa, onde se salienta a realização dos jogos de roda na Páscoa e a recepção ao emigrante que ficou fixada para o fim-de-semana anterior ao da festa da aldeia; 
- Organização.
     
       Dando cumprimento ao ponto três da Ordem de Trabalhos, o Presidente da Direcção apresentou a proposta de orçamento para o próximo ano que, depois de debatida, foi aprovada por unanimidade.
     
       Entrando no ponto quatro, a Vice-presidente, Augusta Mata, e o Presidente, Filipe Freixedelo, alertaram a Assembleia para a necessidade de proceder a alterações em alguns artigos dos Estatutos da ASCRR, nomeadamente, o artigo segundo onde se estipula o âmbito de acção da Associação que deixa de fora a aldeia de Pombares, actualmente associada à freguesia de Rebordaínhos, e o artigo décimo oitavo que estabelece os prazos a cumprir posteriormente à eleição dos órgãos sociais. Tendo em conta a necessidade de um debate amplo e, desejavelmente, participado sobre este assunto, a reunião em que será debatido irá coincidir com o dia da festa de recepção ao emigrante.

      Nada mais havendo a tratar deu-se por encerrada a reunião da qual foi lavrada a presente acta que depois de lida e aprovada foi assinada nos termos da Lei. 

O Presidente
(António Brás Pereira)
___________________________________________

A Secretária
(Maria de Fátima Pereira Stocker)
___________________________________________

Sem comentários: