ASCRR – Associação Social, Cultural e Recreativa de Rebordaínhos
Assembleia Geral
Acta nº 1/2010
Assembleia Geral
Acta nº 1/2010
Aos vinte e um dias do mês de Março de dois mil e dez, pelas quinze horas, em segunda convocatória, na sua sede em Rebordaínhos e estando presentes quinze associados, reuniu a Assembleia Geral da ASCRR – Associação Social, Cultural e Recreativa de Rebordaínhos, em Sessão Ordinária, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
1- Informações;
2- Discussão e deliberação sobre as seguintes propostas da Direcção:
2.1- Plano de Acção para 2010;
2.2- Orçamento para 2010;
3- Outros assuntos.
Par iniciar os trabalhos e por ausência dos Secretários da mesa, a Assembleia elegeu para o seu lugar os associados António Vaz Pereira e Orlando Fernandes.
A Direcção solicitou à Assembleia Geral uma alteração à Ordem de Trabalhos, acrescentando um novo Ponto três – Conta de Gerência de 2009 e passando o actual ponto Três – Outros Assuntos para Ponto quatro, o que foi aprovado por unanimidade.
Deliberações:
Ponto um: a Direcção informou os associados presentes acerca dos contactos havidos com o CLAS – Conselho Local de Acção Social do concelho de Bragança; a ASCRR apresentou candidatura para funcionar com três valências (Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Refeitório Social) mas só nos foi deferida uma, a do Apoio Domiciliário, o que não invalida a possibilidade desta Associação poder vir a recandidatar-se às valências indeferidas, caso o julgue pertinente e útil.
Informou também que o Apoio Domiciliário consiste em prestar serviços de higiene pessoal e habitacional, confeccionar e distribuir as refeições aos utentes que se queiram inscrever nessa valência, devendo estes comparticipar de acordo com tabela a elaborar pela Direcção e obedecendo às normas da Segurança Social
Ponto dois: Propostas da Direcção:
Ponto dois um: A Direcção apresentou a sua proposta de Plano de Acção para dois mil e dez que prevê Acções de carácter Social no montante de € 45 000.00 (quarenta e cinco mil euros), principalmente a elaboração do projecto de adaptação do edifício da Escola a Centro de apoio Domiciliário e arranque das obras, Acções de índole Cultural no montante de € 2 500.00 (dois mil e quinhentos euros), Acções de índole recreativa no montante de € 2 500.00 (dois mil e quinhentos euros) e Acções Organizativas no montante de € 1 000.00 (mil euros). Depois de analisada foi esta proposta aprovada por unanimidade.
Ponto dois dois: a Direcção apresentou a sua proposta de Orçamento para dois mil e dez, que tem um valor de cinquenta e um mil euros, quer nas receitas quer nas despesas. As receitas previstas são as seguintes:
Jóias de inscrição de Associados – € 500.00 (quinhentos euros);
Quotas dos associados – € 2 000.00 (dois mil euros);
Donativos individuais – € 21 000.00 (vinte e um mil euros);
Apoio da Junta de Freguesia – € 2 500.00 (dois mil e quinhentos euros);
Apoio da Câmara Municipal – € 10 000.00 (dez mil euros);
Apoio da Segurança Social – € 15 000.00 (quinze mil euros).
As despesas previstas são as já descritas no ponto dois um.
Depois de analisada foi esta proposta aprovada por unanimidade.
Ponto três : Para evitar a convocatória de uma nova Assembleia Geral já no próximo mês de Abril a Direcção apresentou as contas da gerência do ano de dois mil e nove que são as seguintes:
O Saldo transitado do ano anterior (2008) foi de € 1197.83 (mil cento e noventa e sete euros e oitenta e três cêntimos;
As receitas do ano (2009) foram de € 1685.60 (mil seiscentos e oitenta e cinco euros e sessenta cêntimos);
As despesas do ano (2009) foram de € 210.07 (duzentos e dez euros e sete cêntimos);
O Saldo do ano (2009) foi de € 1475.53 (mil quatrocentos e setenta e cinco euros e cinquenta e três cêntimos);
O Saldo acumulado e que transita para o ano seguinte (2010) é de € 2 673.36 (dois mil seiscentos e setenta e três euros e trinta e seis cêntimos) e está depositado na conta bancária aberta em nome da Associação, na Caixa Geral de Depósitos de Bragança, com o seguinte NIB 0035 0174 00073839 630 48.
De referir que, mensalmente, estão a ser debitados € 10.00 (dez euros) na atrás referida conta da Associação para pagamento do contrato de fornecimento de electricidade por parte da EDP.
Dado que as contas apresentam números pouco significativos ou seja, de reduzido montante, a Assembleia dispensou o parecer escrito do Conselho Fiscal, tendo este validado oralmente as contas apresentadas pela Direcção.
Depois de analisadas foram as contas aprovadas por unanimidade.
No Ponto quatro – Outros assuntos, a Direcção informou os presentes que a ASCRR naquele momento tinha já cento e sessenta e quatro associados, havendo no entanto um número significativo deles que nunca pagou as quotas.
Um dos associados presentes mencionou que uma fonte de revitalização da Associação a nível cultural seria elaborar uma pesquisa das tradições da nossa terra que estão um pouco perdidas como, por exemplo, o Cantar dos Reis, os Jogos Populares e a arruada, e a nível desportivo promover torneios de futebol, sueca e outros.
Nada mais havendo a tratar, deu-se a reunião por terminada, cerca das dezassete horas, e dela se lavrou a presente acta que depois de lida vai ser assinada nos termos da lei.
O Presidente __________________________________________________________________
O Primeiro Secretário ___________________________________________________________
O Segundo Secretário ___________________________________________________________
1- Informações;
2- Discussão e deliberação sobre as seguintes propostas da Direcção:
2.1- Plano de Acção para 2010;
2.2- Orçamento para 2010;
3- Outros assuntos.
Par iniciar os trabalhos e por ausência dos Secretários da mesa, a Assembleia elegeu para o seu lugar os associados António Vaz Pereira e Orlando Fernandes.
A Direcção solicitou à Assembleia Geral uma alteração à Ordem de Trabalhos, acrescentando um novo Ponto três – Conta de Gerência de 2009 e passando o actual ponto Três – Outros Assuntos para Ponto quatro, o que foi aprovado por unanimidade.
Deliberações:
Ponto um: a Direcção informou os associados presentes acerca dos contactos havidos com o CLAS – Conselho Local de Acção Social do concelho de Bragança; a ASCRR apresentou candidatura para funcionar com três valências (Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Refeitório Social) mas só nos foi deferida uma, a do Apoio Domiciliário, o que não invalida a possibilidade desta Associação poder vir a recandidatar-se às valências indeferidas, caso o julgue pertinente e útil.
Informou também que o Apoio Domiciliário consiste em prestar serviços de higiene pessoal e habitacional, confeccionar e distribuir as refeições aos utentes que se queiram inscrever nessa valência, devendo estes comparticipar de acordo com tabela a elaborar pela Direcção e obedecendo às normas da Segurança Social
Ponto dois: Propostas da Direcção:
Ponto dois um: A Direcção apresentou a sua proposta de Plano de Acção para dois mil e dez que prevê Acções de carácter Social no montante de € 45 000.00 (quarenta e cinco mil euros), principalmente a elaboração do projecto de adaptação do edifício da Escola a Centro de apoio Domiciliário e arranque das obras, Acções de índole Cultural no montante de € 2 500.00 (dois mil e quinhentos euros), Acções de índole recreativa no montante de € 2 500.00 (dois mil e quinhentos euros) e Acções Organizativas no montante de € 1 000.00 (mil euros). Depois de analisada foi esta proposta aprovada por unanimidade.
Ponto dois dois: a Direcção apresentou a sua proposta de Orçamento para dois mil e dez, que tem um valor de cinquenta e um mil euros, quer nas receitas quer nas despesas. As receitas previstas são as seguintes:
Jóias de inscrição de Associados – € 500.00 (quinhentos euros);
Quotas dos associados – € 2 000.00 (dois mil euros);
Donativos individuais – € 21 000.00 (vinte e um mil euros);
Apoio da Junta de Freguesia – € 2 500.00 (dois mil e quinhentos euros);
Apoio da Câmara Municipal – € 10 000.00 (dez mil euros);
Apoio da Segurança Social – € 15 000.00 (quinze mil euros).
As despesas previstas são as já descritas no ponto dois um.
Depois de analisada foi esta proposta aprovada por unanimidade.
Ponto três : Para evitar a convocatória de uma nova Assembleia Geral já no próximo mês de Abril a Direcção apresentou as contas da gerência do ano de dois mil e nove que são as seguintes:
O Saldo transitado do ano anterior (2008) foi de € 1197.83 (mil cento e noventa e sete euros e oitenta e três cêntimos;
As receitas do ano (2009) foram de € 1685.60 (mil seiscentos e oitenta e cinco euros e sessenta cêntimos);
As despesas do ano (2009) foram de € 210.07 (duzentos e dez euros e sete cêntimos);
O Saldo do ano (2009) foi de € 1475.53 (mil quatrocentos e setenta e cinco euros e cinquenta e três cêntimos);
O Saldo acumulado e que transita para o ano seguinte (2010) é de € 2 673.36 (dois mil seiscentos e setenta e três euros e trinta e seis cêntimos) e está depositado na conta bancária aberta em nome da Associação, na Caixa Geral de Depósitos de Bragança, com o seguinte NIB 0035 0174 00073839 630 48.
De referir que, mensalmente, estão a ser debitados € 10.00 (dez euros) na atrás referida conta da Associação para pagamento do contrato de fornecimento de electricidade por parte da EDP.
Dado que as contas apresentam números pouco significativos ou seja, de reduzido montante, a Assembleia dispensou o parecer escrito do Conselho Fiscal, tendo este validado oralmente as contas apresentadas pela Direcção.
Depois de analisadas foram as contas aprovadas por unanimidade.
No Ponto quatro – Outros assuntos, a Direcção informou os presentes que a ASCRR naquele momento tinha já cento e sessenta e quatro associados, havendo no entanto um número significativo deles que nunca pagou as quotas.
Um dos associados presentes mencionou que uma fonte de revitalização da Associação a nível cultural seria elaborar uma pesquisa das tradições da nossa terra que estão um pouco perdidas como, por exemplo, o Cantar dos Reis, os Jogos Populares e a arruada, e a nível desportivo promover torneios de futebol, sueca e outros.
Nada mais havendo a tratar, deu-se a reunião por terminada, cerca das dezassete horas, e dela se lavrou a presente acta que depois de lida vai ser assinada nos termos da lei.
O Presidente __________________________________________________________________
O Primeiro Secretário ___________________________________________________________
O Segundo Secretário ___________________________________________________________
1 comentário:
Caros amigos
Essas iniciativas são de muito interesse e é importante, aos poucos, começarmos a fazer as recolhas.
Conheço todas tradições que referem, menos uma: não faço ideia do que seja a "arruada". Alguém pode iluminar a minha ignorância, por favor?
Beijos
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