segunda-feira, 28 de julho de 2008

Apoio no regresso à Terra Natal


Jornal do Nordeste

SECÇÃO: Informação Regional

Gabinetes de Apoio ao Emigrante fazem atendimento ao nível social, jurídico e económico

Apoio no regresso à Terra Natal


Apoiar os emigrantes que trabalham no estrangeiro e criar condições sociais para quem quer regressar à sua terra natal são as funções dos Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE), que se encontram espalhados um pouco por todo o País.

Os emigrantes transmontanos têm 16 espaços específicos distribuídos pelos distritos de Bragança e Vila Real (ver caixa), onde podem tratar de diversas questões burocráticas, nomeadamente ao nível do apoio social, jurídico e económico.
Trata-se dum serviço de proximidade, que dá apoio gratuito a todos os emigrantes que residam e trabalhem fora de Portugal e seus familiares ou a todos aqueles que queiram regressar definitivamente à sua terra de origem.
Os GAE podem ser solicitados para o tratamento de assuntos relacionados com a Segurança Social, nomeadamente reformas, pensões ou subsídios, bem como para a obtenção de diversas declarações necessárias para trocas de cartas de condução, legalização de viaturas, ingresso no Ensino Superior ou equivalências ao nível das habilitações literárias.
Os emigrantes que pretendam investir na sua Terra Natal também podem obter informações e apoio neste espaços, que pretendem ser o elo de ligação entre os emigrantes e as suas origens.
É nos meses de Julho e Agosto que estes espaços são mais procurados, dado o elevado fluxo de emigrantes que procura o aconchego das suas terras para descansar.
Recorde-se que os GAE são criados pelas autarquias locais, em parceria com a Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas. Estes organismos pretendem, agora, fazer um “ajuste de contas com o passado”, cativando os cidadãos que foram obrigados a abandonar o seu País para melhorarem a sua qualidade de vida.

Sem comentários: