sábado, 28 de dezembro de 2013

UNIÃO DE FREGUESIAS DE REBORDAINHOS E POMBARES

Depois que as freguesias de Rebordainhos e Pombares se uniram faz todo o sentido tentar obter um melhor conhecimento acerca das mesmas.
Aquilo a que agora me proponho é, com base nos dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística, lançar um olhar mais aprofundado, com a ajuda de alguns cálculos e um pouco de paciência, tentar obter um melhor conhecimento da população residente nesta união de freguesias, começando por analisar em primeiro lugar, cada freguesia per si para, no final, estabelecer uma análise conjunta.
À semelhança de tantas outras aldeias deste nordeste transmontano, Pombares tem vindo a ver diminuir o seu número de habitantes. De facto, de acordo com o INE (2012) baseado no CENSOS de 2011, em Pombares residiam então 41 pessoas. Comparativamente aos dados do censos de 2001 a aldeia perdeu 18 habitantes (59 em 2001 para 41 em 2011) o que se traduz numa variação total de -30,51%.

Com base nos resultados publicados pelo INE (2012) procedemos à construção da pirâmide etária da freguesia de Pombares e, através dela, podemos verificar que a população em idade ativa (pessoas com mais de 15 e menos de 65 anos) corresponde a 53,66% do total da população. Os idosos (pessoas com 65 e mais anos) representam 39,02% do total  da população, enquanto os jovens (pessoas com 14 anos ou menos) têm uma representatividade de apenas 7,32%. Os resultados indicam-nos ainda que nesta freguesia, o índice de envelhecimento é de 533,3%, ou seja: por cada 100 jovens, existem 533 idosos, ou de uma forma mais simples, em números absolutos, por cada jovem, há 5,33 idosos.


Também Rebordainhos não tem escapado a este fenómeno. A mesma fonte indica-nos que em 2011 residiam na freguesia 146 pessoas, menos 42 que em 2001 (188 em 2001 para 146 em 2011), facto que se traduz numa variação total de -22,34%.

As pessoas em idade ativa representam 51,37% da população; os idosos assumem uma representatividade de 48,84% e os jovens representam apenas 4,8% do total de pessoas da freguesia. O índice de envelhecimento é de 914,29%, isto é, por cada 100 jovens existem 914 idosos. Em números absolutos: por cada jovem, existem aproximadamente 9 idosos na freguesia de Rebordainhos.


No conjunto das duas freguesias em 2011 existiam 187 pessoas onde aquelas que estão em idade ativa representam 51,87%; os idosos 42,78% e os jovens representavam apenas 5,35% da população. O Índice de Envelhecimento apresenta um valor de 800%, evidenciando que por cada 100 jovens existiam 800 idosos ou, de forma mais simples: por cada jovem, existiam 8 idosos.


Sem surpresas, todas as pirâmides apresentadas evidenciam claramente o fenómeno do duplo envelhecimento: o da base e o do topo da Pirâmide.
_________________________________________
Nota:
Todas as pirâmides etárias foram começadas a construir pelo grupo etário dos 10 anos ou menos, o que não é habitual fazer-se. Habitualmente começa-se pelos grupos etários 0-4; 5-9; 10-14 e por aí adiante.
Tal não me foi possível dado que apenas consegui os dados referentes à soma destes 3 grupos etários. Os restantes já me foi possível obtê-los. Espero que me desculpem por isso.

Augusta Mata

11 comentários:

Augusta disse...

Este é o primeiro de alguns estudos que desejamos efetuar.
Espero que gostem e que, de alguma forma, tenha contribuído para aumentar o conhecimento acerca da população que pretendemos abranger com a nossa ação.
Um abraço

Anónimo disse...

pôem cá estes farragachos para só eles ( srs. doutores)intenderem. Não são os belhotes que sabem ler " as pirâmides" porque nem a internete sabem consultar!

Augusta disse...

Sr Anónimo:
Apesar do sarcasmo fico satisfeita, pois o post parece ter-lhe motivado algum interesse, de tal forma que se decidiu por escrever um comentário

Filinto disse...

Vou deixar um comentário, esperando que seja oportuno.
Estas "pirâmides" fazem-me lembrar os meus anos na Universidade do Porto, nas disciplinas de Bio-Matemática e Estatística. Um dos Assistentes o conhecido Dr. Portela, sempre nos dizia: "O importante é ler... escutar...".
O comentário desse anónimo, que mais parece um vírus que entra em tudo o que diz respeito a Rebordainhos, devia emigrar ou deixar de ser anónimo. Cresça e apareça.
Parabéns pelos dados, que nos deixam perplexos: reparem na % dos jovens para os idosos.
Filinto

Unknown disse...

Obrigado Augusta por esta esta compilação.
De facto os resultados apresentados vêm confirmam o que todos constatamos, a população da nossa freguesia está a envelhecer a olhos vistos, sem que haja nascimentos que combatam esta tendência.
A falta de investimento do poder central no interior faz com que as oportunidades escasseiem o que leva a que os jovens procurem a sua sorte noutras paragens, acentuando o envelhecimento populacional.
Assim sendo torna-se imperial a existência de uma resposta social que sirva de suporte às dificuldades próprias desta faixa etária.
Apelo à união de todos os que comungam deste sentimento, que se unam em prol de uma causa comum...

Com os melhores cumprimentos

Filipe Freixedelo

Fátima Pereira Stocker disse...

Augusta

Se as pessoas soubessem o trabalho que dá construir estes farragachos escreveriam lérias mais construtivas.

Lembro-me que, no liceu, ao aprender a construir e a interpretar pirâmides etárias, fiquei surpreendida com a pirâmide invertida dos países desenvolvidos. Aquilo fazia-me muita confusão. Eis que a confusão nos bate à porta, como uma chapada violenta, ao olhar para as pirâmides das nossas aldeias: aquelas 66 pessoas com mais de 70 anos (3.ª pirâmide)foram as últimas que não emigraram, o que situa o começo do nosso êxodo nos anos 40 do séc. XX. Os filhos desses saíram quase todos e nenhum voltou, nem os filhos deles. Mas aqueles que ficaram bem merecem ser amparados na sua velhice.

Beijos

antonio disse...

Quanto à minha ideia é: o saber não ocupa lugar... se os idosos não podem nem sabem ir à net porque não levam os que podem e sabem as informações até eles, que só podem ser benéficas, sem preconceitos tendenciosos, pois um País precisa de tudo e cada qual ocupa o seu lugar com dignidade e respeito pelo próximo.
Bom trabalho, parabéns.

Augusta disse...

Filinto:
Pois, quando aprendemos parece-nos algo aborrecido de se aprender. Depois o gosto vai-se entranhando até se tornar num prazer. O conhecimento da população constitui sem dúvida um dos gostos que muito me apraz cultivar. Foi com esse prazer que dediquei tempo a este exercício e, por isso, e também por Rebordainhos agradeço o teu comentário na sua globalidade.
Envio um abraço nesta tarde que tem registado a queda de alguns farrapos de neve.

Augusta disse...

Filipe:
Concordo plenamente contigo. Acrescento que, para haver uma intervenção eficaz, primeiro há que conhecer diagnosticando as reais necessidades da população. Aquelas que se obtêm pelo estudo e, acima de tudo, aquelas que são efetivamente sentidas pela população.
Aquilo que apresentei é apenas um preâmbulo do que havemos de desenvolver.
Um abraço

Augusta disse...

Fátima:
Mais uma vez grata pelo teu comentário e ensinamentos sempre oportunos. De facto, o êxodo rural, os efeitos de guerras e catástrofes e outros fenómenos refletem-se no desenho das pirâmides etárias. Tens razão ao dizeres que os que aqui permanecem com idades iguais ou superiores a 70 anos, são os que teimosamente acreditaram que aqui podiam viver e cultivar as suas raízes. Já imaginaste come seria o desenho se os que antigamente emigraram regressassem acompanhados dos seus familiares? Será que havia modificação na estrutura da população, ou aumentaria apenas o número de pessoas?
Beijo

Augusta disse...

Tonho:
Grata pelo incentivo explícito no teu comentário. Todos juntos seremos mais fortes e conseguiremos fazer aquilo a que nos propusemos.
Concordo contigo quando dizes que os mais novos deveriam ajudar os mais velhos na aquisição de mais conhecimento. Não devemos esquecer no entanto que, também eles têm muito a ensinar aos mais jovens. E, é dessa troca que nasce a interação e o enriquecimento pessoal e global. Assim o saibamos aproveitar.
Será que amanhã, o careto e os cantadores dos Reis vão pisar um tapete branco? Espero que não me dificulte a chegada a Rebordainhos para os poder receber como merecem.
Beijo