terça-feira, 18 de agosto de 2009

Convívio





Tal como é costume nestas coisas, o dia da festa começou de véspera, fazendo-se o trabalho que podia ser adiantado e, no próprio dia, logo à por manhãzinha, lá se reuniu quem sentiu que era seu dever contribuir com a sua disponibilidade para tornar mais alegre o tempo de todos. Não faltava o que fazer.




O dia ameaçava ser de frigir cabeças e, enquanto uns foram à missa que a ASCRR mandou celebrar pelos paroquianos falecidos e pelo seu associado João Stocker, outros permaneceram na casa da aula, limpando o recreio, pondo as mesas e preparando tudo quanto era necessário.











Regressados da missa aumentou a azáfama porque a fome já apertava.









Foi, certamente, uma estafa para quem teve a seu cargo assar as sardinhas e a carne ou fazer o caldo verde.









Depois foi comer e servir quem tinha fome









O Sr. Governador Civil de Bragança distinguiu-nos com a sua presença, bem como o Presidente e restantes membros da Junta de Freguesia.













































Terminado o repasto deu-se tempo aos discursos...





...e, tudo terminou num pé de dança que se prolongou por toda a tarde.

Foi muito bom ver o ânimo de todos e constatar que estas iniciativas começam a chamar cada vez mais povo. Isto é um grande estímulo para levermos por diante os objectivos da Associação.


Obrigada a todos. Da nossa parte foi um grande prazer.

30 comentários:

Anónimo disse...

É com grande alegria, e enorme satisfação,que deixo aqui o meu comentário, começando por felicitar essa malta rija, que honrou com a presença, no convivio de Domingo, não só os sócios e seus representantes na Associação, como também, um povo, a sua terra, as origens, com raizes profundas, gritando, onde quer que estejamos: Foi aqui que nascemos... Neste recinto brincamos enquanto putos. Lá longe a magnifica paisagem, tantas vezes vista,mexe connosco. dentro deste edifício aprendemos a comunicar com o Mundo.
Bravo pela reportagem e fotos. Adorei ver quantos nelas apareceram, demonstrando consideração e carinho, perdoem-me por destacar três rostos que são: Mário Leque, Orácio da Eira, e Duarte Chicheiro.
Referência considerável para o Sr. Governador e Presidente da Junta.
Um bravíssimo para os trabalhadores, organizadores, e restante pessoal que me permite expresar, já que me não foi possível assistir pessoalmente. Um abraço: António B. Pereira

Américo Amadeu Pereira disse...

Começo por apresentar os parabéns
à CÉU pelo trabalho de divulgação
do convívio da ASCRR. Igualmente
estão de parabéns todos os que de
alguma forma organizaram o sistema
e demonstrar como se trabalha para
uma comunidade. Também para todos
os participantes vai o meu elogio
pois acredito que tenha sido um dia
de convívio inesquecível. As fotos
estão muito elucidativas do que foi
uma animação em grande. Só espero
que todos tenham ficado com vontade
de repetir pois é assim que as
pessoas ficam mais unidas.
Um abraço a todos.
Américo

Fátima Pereira Stocker disse...

Céu

Gostei de estar lá, como te disse, embora alguns desencontros tenham feito com que eu pouco ou nada tivesse ajudado. Apeasr disso, estou como dizia o Chico Buarque: Foi bonita a festa, pá

Céu disse...

António, Fátima, Sr. Américo

Obrigada pelos vossos comentários sempre tão gentis.
Devo dizer que foi um dia extraordinário. Muita gente ajudou com entusiasmo e a participação foi superior às expectativas, talvez mais de 150 pessoas. Pena que não tenha tido tempo para fotografar na hora em que estavam todos, mas não pude estar em dois lados ao mesmo tempo.
Quero felicitar aqui o meu irmão Orlando que se empenhou de corpo e alma e que naqueles dois dias trabalhou intensamente para que tudo estivesse em ordem.
Fátima, o teu contributo foi óptimo, não ajudaste mais porque este ano muitas mais pessoas colaboraram. Obrigada pela ajuda na publicação deste post. E olha, esteve bonita a festa pá!
Céu

Anónimo disse...

Caracho, para onde fugiram os potes?... No outro havia tantos e aqui só há um ! Será que ficaram cansados? Ou então, raparam-nos tanto que ficaram rotos!..

Anónimo disse...

É só barrigudos e gordas!...Foscasse!

Augusta disse...

Caro anónimo (s)?
Cada utensílio tem a sua utilidade. e na nossa terra, as sardinhas não se assam em potes!
Uma coisa lhe garanto. Fome, foi coisa que não houve. E olhe, se é da nossa terra, para a próxima apareça, e verá como gosta!
Não sei se repondo ao mesmo anónimo (parece-me que sim), mas outra coisa lhe digo: podemos ser barrigudos e gordas, mas pode crer, também FELIZES!

Augusta disse...

À direcção da ASCRR, um bem-haja por momentos inesquecíveis de salutar convívio, e saborosa refeição.
À Céu, os meus parabéns pela reportagem.
Aos elementos da junta de freguesia, as minhas felicitações pela demonstração de união e sentido de comunidade.
A todos um beijo

Fátima Pereira Stocker disse...

Anónimo

Ó home de Deus! Então vossemecê pôs os óculos de aumentar para ver as pessoas e os de minguar para ver os potes? Veja se arranja só uns: sai-lhe mais barato e evita-lhe fazer certas figuras, não sei se me compreende...

Já agora esclareça-me se os barrigudos são magros e se as gordas não têm barriga.

Vai-me desculpar mas não sei retribuir o seu cumprimento.

Américo Amadeu Pereira disse...

Sr.ANÓNIMO de 21/08/09-13H12-13H23
Em Rebordainhos há um ditado: QUEM
DESDENHA QUER COMPRAR. Começando
por desdenhar devo dizer-lhe que é
feio e de baixa moral pôr em causa
o trabalho de muitas pessoas que
unem esforços para bem de uma comunidade, porque ninguém está a
competir para mérito próprio. Se
tem ideias melhores, trabalho mais
profícuo, então apareça, dê a cara
e será bem recebido. Agora se quer
comprar tem que subir o preço, tem
que ter mais cuidado na apresenta-
ção, mais comedido no trato e mais
perfeito nas palavras. Aqui preva-
lece o sentimento das pessoas e não o facto de ser alto ou baixo,
gordo ou magro. Há respeito entre
todos e procuramos ser iguais.
O senhor não tem o direito de fazer críticas destrotivas com
intenção de provocar polémicas com
meia dúzia de palavras fortuitas
lançadas para a fogueira onde só
existe um pote e por sinal indefeso.
Creio que já lhe dei a entender em
que consiste a prática de boas
maneiras porque de outra forma
também tem deste lado quem esteja
na disposição de responder, mas
com nível e à altura de pessoas
civilizadas.
Agora lanço-lhe o desafio de tirar
a máscara ou então deixe-se estar
quieto no seu... canto.
Américo

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente, com a resposta, dada a um senhor anonimo,pele Américo, talvez alto e magro, mas falta-lhe civismo, e o seu servero, raciocína como quem inveja, não tendo as capacidades das pessoas atingidas, com criticas baratas. Vou elucidá-lo porquer estava ali aquele pote: caldo verde... sabe o que é? Equanto o javali foi refogado, as sardinnhas não são tão boas cosinhadas da mesma maneira, e quem emprestou os potes para o convivio anterior, tenho a certeza que também os emprestava para este, caso fossem necessários.O humor destrutivo não tem lugar nesta comunidade, e eu dúvido que o Sr, seja dos nossos.Contudo, educadamente, apresento-lhe as salutações de pessoas civilizadas.António B. Pereira

Manuel Pereira disse...

Olá gente gira!
Quando se utilizam palavras despreciatvas para alguém só demonstra uma coisa; falta de caracter e quando essas palavras vem camufladas por anonimato isso é cobardia, eu dou os parabéns ao Sr. Amadeu Pereira pela resposta dada, já eu que respeito e admiro quem com tanto esfoço contribui para alegrar e o bem estar dos outros não me daria ao trabalho de dar lições de moral a anónimos, há aquele ditado que diz a formação e boas maneiras não se compram vem de berço e não é o grau académico que faz de nós Homens, a educação cabe em todo lado. Devo dizer que a única pena que tenho é não poder estar presente nesses convívios onde as pessoas se divertem e se respeitam. Sou um apoiante entusiasta de tão nobres causas, por isso o meu muito obrigado a quem tanto esforço dispensa para que esses convívios aconteçam.
Parabéns a todos aqueles que contribuem para que este mundo seja melhor e mais alegre. Manuel Pereira

Amélia disse...

Senhor anónimo
Estive presente no primeiro convívio e foi com muita pena minha que não pude estar no segundo. É no meio desta gente “barriguda e gorda” como você lhe chama que eu me sinto bem porque é gente boa gente pura. Olhe, se são barrigudos e gordos é sinal que não passam pelo estreito e o senhor se tem aparecido tirava a barriga da miséria pelo menos nesse dia e ainda tinha levado comida para a semana inteira! Os potes não foram rapados não senhor! Sobejou comida que dava para alimentar uma Vila! Sabe qual foi o destino dela? Os porcos e os cães .

Anónimo disse...

É Pá!
Esta gente aprendeu o a,e,i,o,u e agora pensam que são Doutores!..É como a história do peru para o pato. Eu, cá sou Doutor! ….

Tarcisio disse...

Desconfiava eu, mas só descofiava, que em Rebordaínhos, o mais importante era "o comes e bebes", razão porque se dá tanta importância aos gordos, aos potes e às sobras da comida.
Caros concidadãos, ainda bem que aparecem pessoas que se preocupam com coisas mais importantes, caso contrário esta aldeia dasaparecia e depois havia panelas, comida mas não havia quem comesse.
Todos unidos, Rebordaínhos vai permanecer no mapadeste País

Olímpia disse...

Tenho estado a conter-me em não comentar mas, como o Sr.(a) anónimo(a) parece estar sempre à espreita para dar resposta, aqui lhe deixo o meu conselho: Vá ao médico.
Depois, pode juntar-se aos "doutores"para em conjunto (com ou sem petiscos),fazermos algo por nós e pela nossa gente.
Assim, será bem-vindo.
Já agora, ficava-lhe muito bem mostrar a sua cara e sair do anonimato.
Olímpia

Anónimo disse...

ainda bem que a gente que aprendeu as vogais da alfabeto, talvez nao sejam doutores mas certamente aprenderam mais do que certas pessoas que nasceram e que ainda adem nascer. ha pessoas que nao sao doutores mas que o queriam ser mas certamente só aprenderam as vogais e infelizmente não conseguiram aprenderam as consoantes para juntar as vogais mas não se esqueçam que o mundo não acaba hoje. por isso e que existe passado presente e futuro e deixem-se desses comentários ridículos porque quando se acabarem os dinheiros dos subsídios e os que passam o tempo a mama-lo como fazem as vacas quando são pequeninas talvez precisem de se juntar aos gordos. porque estes sim distribuem a comida em igual parte para todos e ainda se alguém tiver fome deixam-no de3 o comer para o distribuir aos outros. deixem-se de tentar fazer guerras e criticas e façam um bom investimento num grande espelho para que cai bens la todos. cuidado nao comprem o espelho que tapem os defeitos................. muito obrigado e felicidades a toda a gente e aqueles que zelam por o nosso futuro e o futuro da nossa "vila"

Anónimo disse...

Eu creio que estamos a dar demasiada importância a um anónimo que não merece sequer que falem nele. Ignorem-no, e se quiser dialogar que tire a màscara, caso contrário que vá dar banho ao cão... peço-vos só, para não fazer o jogo, que à partida ele quiz que se fizesse. A palavras loucas, orelhas moucas. Um abraço para os que são de RBORDAINHOS. António B. Pereira

Anónimo disse...

Creio que já basta de insultos; lembrem-se que há mais gente a ler e comentar neste blog. Peguem nas armas que quiserem, afrontem-se se julgam necessário, mas, por favor, deixem voltar a paz e harmonia. Tantas guerras para quê? porquê? Até quando? A vida é tão curta!!! Perdoar, e desculpar, fazem parte da dignidade de cada um de nós. Também eu sou orgulhoso, sencível a certas inssinuações, mas sensatez é a arma mais eficaz para tais circunstâncias. Tomem ideias originais, brindem-nos com elas.Os leitores gostam ler coisas bonitas, sonhar e reviver o passado e o futuro: rir sem esperar para ser o último. Não atirem com os paralelos todos da nossa terra Natal.As pessoas diferenceiam-se dos animais pelo raciocínio. Também não gostaria que pensassem que me armo em moralista, para tal não tenho capacidade, sinto apenas que palavra puxa palavra e quase sempre as mais incorrectas. Vamos lá, um esforço... Abraços: António B. Pereira

Céu disse...

Amigos,

Deixem-se lá de ofensas para lá e para cá, ninguém merece estas trocas de comentários. É estar a dar importância aquilo que não tem valor. Lutemos pelo positivo e pelo bem de todos,esse é o lema a que nos propusémos. O negativo nunca deu felicidade a ninguém.

Fátima Pereira Stocker disse...

A todos

Em nome da elevação moral que se deseja e em memória do João, a quem estas coisas feririam sobremaneira, atrevi-me a eliminar alguns comentários onde encontrei excessos de linguagem.

Peço desculpa à Céu, administradora do blog, e aos membros da direcção da Associação se considerarem que exorbitei nas minhas funções ao não ter esperado pela devida autorização. Guardei todos os comentários, por isso, se pensam que fiz mal, em qualquer altura é possível voltar a publicá-los, algo que me desgostaria profundamente.

Um abraço a todos

Fátima Pereira Stocker disse...

Alguém me pode responder, por favor?

Com que aspecto é que vêem este artigo? Aqui em casa, no meu computador, vejo-o de ar desmazelado, sobretudo o texto junto a 3 fotografias (o blogger não reconhece as normas linguísticas do Português e, por isso, faz a translineação em qualquer lugar da palavra...).
Quando ajudei a Céu a publicar este artigo, fi-lo num computador com monitor de dimensões diferentes do meu, onde as coisas batiam certo. Mas agora, chegando a casa, dei com ele numa triste figura.

Se me disserem que o vêem desarrumado farei as alterações devidas; se me responderem que lêem o texto certinho e que as fotografias se apresentam sequencialmente, nesse caso ficarei quieta que é o que dá menos trabalho. Se se verificar a primeira alternativa peço desculpa a todos.

Anónimo disse...

Fátima:pessoalmente creio que tomaste a decisão que se impunha. Estava a chegar demasiado longe, esta troca de palavras, ou melhor de insultos.Aliás, eu seria pela selecção, ou censsura, como lhe quiserem chamar,dos comentários.
Quanto à segunda sugestão, respeitando escrupolosamente o que préviamente foi possível, também pela consideração pela Céu, a quem já tinha dado uma palavrinha, particularmente, e compreendendo os meios e falta de tempo, um jeitinho seria bém-vindo, até porque o filho do José Maria, creio ter tirado outras fotos,as quais gostaria ver reflectir o que realmente se passou no convívio.
És a maior, obrigado por tudo. Um abraço para todos: António B. Pereira

Fátima Pereira Stocker disse...

Tonho

Obrigada por concordares. Outras pessoas já se manifestaram do mesmo modo, através de conversa telefónica.

Como tu próprio já pudeste constatar, introduzi a "moderação" de comentários, ficando à minha responabilidade e da Céu, recusar a publicação daqueles que considerarmos impróprios.

Quanto ao que dizes sobre o artigo reflectir melhor aquilo que, realmente, se passou, dou-te razão. Aguardo pela reunião da direcção da ASCRR para se fazer mais alguma coisa a esse respeito.

Beijos

Amilcar Pires disse...

Para
Fátima Stocker
Como é do conhecimento de todos os visitantes deste Blog a Direcção da ASCRR irá reunir extraordináriamente no proximo dia 01 de Setembro (Terça-feira) e entre outros assuntos irá analizar a gestão dos comentários que aqui fazem. Irei defender a aprovação da moderação que a Fátima já introduziu para evitar linguagem imprópria que só nos envergonhava e em simultâneo apelar a todos para que participem com ideias novas e até criticas, desde que construtivas e feitas com elevação, pois como alguém disse " da discussão nasce a luz".
Obrigado
Amílcar Pires

Fátima Pereira Stocker disse...

Obrigada, Amílacar.
Beijos

Américo Amadeu Pereira disse...

FÁTIMA, é com satisfação que vejo
o blog voltar à normalidade graças
a si que pensou e bem, pôr um ponto
final e acabar por acalmar todas as sensibilidades mais nervosas
onde também eu estava incluido.
Quero fazer uma referência a todos
os comentários sensatos de ANTÓNIO
BRÁS, MANUEL PEREIRA,CÉU, AUGUSTA,
AMÉLIA, OLÍMPIA e AMILCAR, que
também me sensibilizaram. Entendo
que daqui em diante passaremos a
refletir duas vezes antes de dar
a conhecer a nossa indimgnação por
qualquer atitude menos digna que
possa surgir com o intuito de provocar divisões na comunidade.
Será uma virtude assumida viver
com a rivalidade e enfrentar, no silêncio, qualquer inimigo mesmo desconhecido. Cumprimentos.
Américo

Fátima Pereira Stocker disse...

Sr. Américo

Obrigada pelas suas palavras e pela elevação com que sempre escreve.

Beijos

Anónimo disse...

Foi com muito pena minha que não estive presente no Convívio, no entanto sei que foi uma excelente festa e um dia sem duvida bem passado.
Iniciativas destas é que fazem Rebordaínhos crescer, Parabéns!

Luísa Pires

Fátima Pereira Stocker disse...

Luísa

Antes de mais, sê muito bem-vinda a esta outra forma de convívio que é o blog da ASCRR!

A festa foi muito bonita e não preciso de ser eu a dizer-to, porque toda a tua família é disso testemunha. Podendo, não faltes na próxima.

Beijos