domingo, 15 de fevereiro de 2015

O FUMEIRO



Agora que os afazeres relacionados com o fumeiro terminaram torna-se imperioso dar a conhecer algumas das tarefas nele envolvidas.
Estas constituem mais algumas actividades que integram o objectivo de retomar e desenvolver algumas práticas e actividades da nossa freguesia.
Como é lógico, sem a ajuda incondicional das pessoas da terra tal não seria possível. Nomeá-las uma a uma seria uma obrigação, mas receio esquecer-me de alguém, pelo que, opto por em nome da direcção desta Associação agradecer a todos, homens e mulheres, que de forma abnegada se uniram a nós nesta vontade que é de todos.

Seria injusto porém, não relevar aqui a vontade, a determinação, o querer e o trabalho da grande líder em todo este processo: A REGINA DO CÉU.














_________________________________________________________________________________
Muito mais havia para mostrar. E, para não sobrecarregar demasiado, achei por bem fazer esta pequena montagem no sentido de mostrar o possível. Devo no entanto acrescentar, que as gargalhadas, a boa disposição, as piadas é impossível transmiti-las por fotografias. Também não é possível mostrar aqui o sabor daquele licor que a Ester teve a amabilidade de nos oferecer, nem o gosto e a textura do delicioso bolo que a Catarina (do João Manuel e da Julinha) fez questão de confecionar e nos oferecer.
Também seria injusto não referir aqui o trabalho da tia Isaura que fez o grande favor de lavar, virar e atar as tripas.
A elas  o nosso agradecimento muito especial.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Mata Porco


O dia amanheceu muito frio. Apesar de ainda ser o mês de Janeiro, mais parecia que Março já tinha chegado. Tivemos direito a tudo: chuva, granizo, neve e sol.
Apesar disso foram muitos os que connosco colaboraram e voluntariamente se ofereceram para ajudar na manutenção de uma tradição já muito pouco usada na nossa terra - o mata porco.
Deixo algumas imagens para tentar mitigar algumas saudades.




______________________________________________________________________________
Àqueles que por motivos de doença, nomeadamente da gripe, deixo aqui os meus sinceros votos de rápidas melhoras e uma boa recuperação.