terça-feira, 24 de junho de 2014

Preservar de tradições: O Corpo de Deus



Os habitantes mais velhos de Rebordainhos têm bem vincado na memória aquele dia em que as ruas se engalanavam e o prado se transformava em local de culto. Para tal, aí era, ano após ano, improvisado um altar onde o Sr. padre proferia uma ou mais orações.
O passar dos anos levou a que essa tradição do altar no prado se fosse perdendo e, nos dias de hoje tal já não acontece. As ruas continuam a ser bem limpas e ornamentadas para dar passagem à procissão do Corpo de Deus. E este ano não foi exceção.
A Associação Social, Cultural e Recreativa de Rebordainhos associou-se a esta comemoração. Nas atividade que têm vindo a ser desenvolvidas elaboraram-se flores de papel que, em conjunto com as naturais serviram para ornamentar as ruas. Como exemplos podem observar o cálice que foi colocado na fachada da igreja e os ramos de árvores enfeitados que aparecem nos portões do adro e noutros locais da aldeia.
Mais um ano se passou sem que o prado albergasse o altar. Mas, como somos persistentes, continuaremos a manifestar a vontade de retomarmos essa tradição.
Porque entendemos ser merecido, não queremos terminar sem antes manifestarmos o nosso mais profundo agradecimento a quem tem colaborado na preservação destas tradições.





O texto foi escrito pela Augusta Mata, as fotografias são minhas (Lurdes)
 








domingo, 8 de junho de 2014

Regresso às actividades

Depois de um domingo de passeio e saudável convívio, regressámos hoje às actividades programadas. E voltamos com uma actividade que visa essencialmente o exercício  da motricidade fina, mas implica também o treino da atenção e memória.
Hoje criaram-se as pulseiras da moda. E foi ver as nossas artífices entusiasmadas na criação daquilo que hão-de oferecer aos seus familiares mais jovens.

Admirem o entusiasmo.

Este foi o material
 Em primeiro plano: Sra. Irene e ao seu lado esquerdo a sra Delfina. De costas a Gabi.
Ao fundo: Tia Maria e sra Julieta, sr. Eduardo e Áurea,  Ascenção,sra Isaura e sra Julieta Gomes
 Lurdes (do sr. Hermínio), Lurdes Pereira, Ester, tia Maria
 Áurea, Ascenção, sra Isaura e sra Julieta

 Duas panorâmicas do grupo







Trabalhos finais da Áurea e da sra Isaura.









Para a semana prometemos umas atividades bem divertidas.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Santuário N. Srª do Aviso

Hoje foi a festa da N. Srª do Aviso e Rebordaínhos esteve presente. Fomos convidados a levar a imagem de Nossa Senhora, e ficou decidido levar a Srª de Fátima.
O Santuário de N. Srª do Aviso fica num monte com uma linda paisagem à volta da capela.
O dia amanheceu solarengo e foi um dia bem passado em convívio como podem ver pelas imagens.
Logo à chegada foi o almoço convívio, a seguir a missa com a procissão, depois o lanche e ainda houve tempo para gastar as calorias com os jogos de roda, onde todos participaram.




Nossa Senhora do Aviso


Nossa Senhora de Fátima
A procissão onde se pode ver o andor da Srª de Fátima de Rebordainhos